Entenda como a Aliança Centro tem trabalhado em prol da revitalização da região e como o projeto dos “business improvement districts” pode ajudar a expandir a iniciativa para outras regiões.

Aliança Centro: unindo forças para melhorar a região
A Aliança Centro é uma iniciativa de um grupo de empresários, liderados por Marcelo Haddad, que se uniu para identificar e solucionar os problemas enfrentados na região do Centro do Rio de Janeiro. A falta de reclamações protocoladas junto à prefeitura e a falta de dados sobre os problemas existentes na região motivaram a criação da aliança. Os membros da Aliança Centro fiscalizam a zeladoria e a ordem na região, anotando todos os problemas e imperfeições e reportando cada uma das ocorrências aos canais oficiais. Com isso, a aliança criou um banco de dados rico em detalhes sobre a região, tornando possível monitorar a resolução dos problemas, cobrar institucionalmente das autoridades e apresentar relatórios semanais. A iniciativa tem se mostrado inestimável tanto para o bairro quanto para a prefeitura, que não paga nada pelo serviço.

Os “business improvement districts” (BID)
O projeto da Aliança Centro ganhou destaque nacional após matéria do Brazil Journal que comparou a iniciativa brasileira com os “business improvement districts” (BID), organizações sem fins lucrativos que administram áreas comerciais e executam serviços que a prefeitura não consegue ou não considera prioritários. No Brasil, as leis atuais impedem a adoção dos BIDs, já que a prefeitura não pode abrir mão da arrecadação municipal da área. A equipe da Aliança Centro pretende contornar essa limitação criando uma “Área de Revitalização Econômica” (ARE), que terá o objetivo de aumentar o tráfego de pessoas na região em pelo menos 30% nos primeiros seis meses. A iniciativa privada será responsável pelo paisagismo, promoção comercial, um calendário de eventos e o embelezamento da área. A primeira ARE do país começará no entorno da Rua da Assembleia, nas proximidades do Edifício Garagem Menezes Cortes, e terá como primeiro desafio acabar com as famosas placas de “vende-se” e “aluga-se” para melhorar a sensação psicológica de decadência e abandono na região.

Exemplos internacionais de BIDs
Os BIDs funcionam em cidades na Europa, África do Sul e EUA. Em Chicago, o Magnificent Mile é um exemplo de sucesso da iniciativa. Lá, a prefeitura abriu mão de parte da arrecadação municipal da área, que é entregue para a administração do BID. Com isso, a organização mantém o bairro impecavelmente limpo, seguro e atraente para os turistas e moradores. Em Nova York, o BID Times Square Alliance é responsável por manter a limpeza, segurança e atratividade do bairro mais famoso da cidade.

Fonte: Diário do Rio

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *