São recursos como compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos. Plataformas que facilitam a vida de colaboradores e aproximam as pessoas neste período de home office e resguardo.

Fazer videoconferências é uma tarefa simples quando se pode contar com a ajuda de ferramentas online gratuitas. Plataformas como Zoom Meetings, Skypee Microsoft Teams permitem configurar reuniões remotas em poucos cliques e facilitam a vida de quem precisa fazer home office, especialmente durante a quarentena do coronavírus.

Além das chamadas de vídeo, os serviços costumam oferecer recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e edição colaborativa de documentos. A seguir, confira oito ferramentas para fazer reuniões online grátis que podem ser usadas para trabalhar em casa durante o resguardo.

1. Zoom Meetings

Zoom Meetings é umaferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos que suporta reuniões com até 500 participantes e webinarscom público de 10 mil pessoas. O funcionamento do serviço é simples: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar. 

Entre os recursos oferecidos pelo Zoom Meetings estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem. É importante ressaltar que, no modo gratuito, as reuniões em grupo têm duração máxima de 40 minutos e são limitadas a 100 participantes. Não há restrições para encontros online entre apenas duas pessoas. 

2. Skype

O Skype, famoso serviço de chamadas de áudio e vídeo, também está disponível na versão para navegadores. Com uma interface semelhante à do programa para PC, o mensageiro online permite criar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados. Não é preciso ser cadastrado no serviço para participar de uma reunião, que pode ser acessada através de um link. 

Para startups e empresas é indicado o Skype for Business, versão do mensageiro voltada para ambientes corporativos e com funções exclusivas. É possível criar reuniões com até 250 usuários, participar de chats em tempo real e compartilhar documentos, que podem ser editados durante a apresentação graças à integração com a suíte Office 365 Enterprise. Outro destaque da versão corporativa é a possibilidade de agendar reuniões direto no calendário do Outlook

3. ezTalks

A ezTalks (eztalks.com) é uma plataforma projetada para videoconferências corporativas e webinars. Na modalidade gratuita, é possível reunir até 100 participantes em encontros com duração máxima de 45 minutos. Com suporte a chats privados e coletivos, compartilhamento de tela, anotações e enquetes em tempo real, o serviço requer o download de um software. Embora seja possível agendar e gerenciar reuniões no navegador, o programa é indispensável para a realização das videoconferências. 

4. Google Hangouts

Integrada ao Gmail, o Google Hangoutsé completamente gratuito e permite criar videoconferências com até 10 pessoas em poucos cliques. Para isso, basta acessar hangouts.google.com, clicar em “Videochamada” e convidar os participantes por e-mail ou link. A ferramenta de bate-papo do Googlepermite compartilhar a tela do computador e conversar com os outros membros da reunião em tempo real. 

5. Microsoft Teams

O Teams é mais uma alternativa da Microsoftpara a comunicação empresarial. Antes restrita a assinantes do Office 365, a ferramenta de colaboração online oferece um plano gratuito que permite criar videoconferências com até 300 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por equipe e mais 2 GB por usuário. 

Entre os recursos do Teams estão também compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, Excel, PowerPointe OneNote. Você pode também conectar aplicativos externos, como Trelloe Evernote

6. Join.me

Join.me (join.me/pt) é uma plataforma que permite fazer videoconferências direto no navegador. Seu funcionamento é simples: após se cadastrar, o usuário define um link pessoal que se tornará sua sala de reuniões permanente e envia a URL para outros colegas de trabalho. Os participantes precisam apenas clicar no endereço, informar um nome e aguardar a aprovação do administrador. 

O Join.me conta com um aplicativo para desktop, mas é possível fazer as reuniões sem instalá-lo. Os recursos do serviço, que é gratuito por apenas 15 dias, incluem compartilhamento de tela, bate-papo, anotações, bolhas de vídeo para todos os participantes, controle de microfone e gravação da reunião na nuvem. Os preços dos planos de assinatura vão de R$ 41 a R$ 102. 

7. Teleport.video

O funcionamento do Teleport é semelhante ao de outros serviços do segmento. Para participar de uma videoconferência, basta clicar no link enviado pelo administrador da reunião. Durante o encontro online, é possível compartilhar a tela do computador e conversar com outros participantes. 

Vale ressaltar que a modalidade gratuita do Teleport permite reuniões entre apenas cinco participantes e com duração máxima de 50 minutos. Não há limites para as videoconferências em dupla. Para desbloquear todos os recursos como gravação de reuniões, deverá adquirir um dos planos premium do serviço, com preços entre US$ 10 e US$ 45. 

8. GoToMeeting

A proposta da plataforma GoToMeeting é ajudar a promover reuniões com um clique. Após breve cadastro, o usuário já pode criar uma reunião única ou uma sala de reunião online, cujo link nunca expira, e começar a convidar os participantes. 

Gratuito por 14 dias, o serviço oferece recursos como compartilhamento de tela, bate-papo, gravação de reuniões, linha de conferência para participação por telefone e integração com o Google Calendar. Os preços vão de US$ 12 a US$ 16 ao mês, após o período de teste. Grandes empresas podem contratar um plano personalizado.

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Categorias: Produtividade

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