Como a Arquitetura influencia diretamente no rendimento dos colaboradores e nos resultados das empresas. Faça mais no novo ano.
Projetos corporativos eficientes têm como pilares a ergonomia, iluminação, acústica e climatização que ajudam a garantir o bem-estar dos funcionários, impactando nos resultados do trabalho e da empresa.
A percepção de que o bem-estar dos funcionários está diretamente relacionado a ganhos de produtividade tem provocado transformações profundas nos ambientes de trabalho. O objetivo do trabalho desenvolvido pela AC ARQUITETURA para clientes corporativos é o de oferecer aos colaboradores espaços mais acolhedores, que estimulam a criatividade e inovação, lançando mão de estratégias arquitetônicas específicas para projetos de escritórios e prédios corporativos.
AMBIENTES DE TRABALHO MAIS CONFORTÁVEIS
Entre os itens que merecem nossa atenção em projetos corporativos destaca-se a ergonomia do mobiliário, sobretudo em peças de muita utilização, como mesas e cadeiras. O mobiliário deve ser pensado e selecionado para facilitar sua utilização e prevenir danos à saúde dos colaboradores. Para atender às necessidades atuais de mobilidade e alta densidade de ocupação, o projeto pode se valer de estações de trabalho que se ajustem à altura dos usuários, bem como de estações plug-and-play, nas quais não há um lugar fixo para cada colaborador. Também pode contar com cadeiras que se adaptam ao corpo do indivíduo e oferecem liberdade de movimento para profissionais com diferentes portes físicos.
Igualmente importante é o conforto acústico nos ambientes. O excesso de ruído é altamente prejudicial. Aumenta o nível de estresse dos colaboradores além de promover a dispersão, perda de foco e, consequentemente, diminuição na performance. Para a absorção de ruídos, é indicado o uso de forros e carpetes especiais, bem como divisórias de drywall com recheios acústicos, entre outros.
Conforto térmico é outro requisito essencial para se criar um ambiente de trabalho adequado, com renovação constante do ar. A temperatura ideal para conforto, bem-estar e melhor produtividade fica entre 19º e 23º.
Para manter o ambiente nessas condições, os recursos que utilizamos em nossos projetos podem ser os mais variados, como a instalação de anteparos nas janelas para controlar a insolação e a implantação de sistemas de condicionamento de ar com controles individualizados.
ILUMINAÇÃO
Os ambientes precisam ir além dos índices mínimos de iluminância indicados nas normas técnicas. Para evitar a fadiga visual precisamos levam em conta, por exemplo, a cor da luz, as nuances de luminosidade entre as várias áreas de um escritório e o diálogo entre a luz e o projeto arquitetônico.
Uma das melhores práticas é o aproveitamento da luz natural, fundamental para ajudar a ativar e regular funções básicas do organismo e potencializar a disposição das equipes. O projeto, porém, precisa se aproveitar desse recurso com sabedoria, para não gerar ofuscamentos que atrapalhem os usuários e manter o equilíbrio com a carga térmica no interior do escritório.
ÁREAS DE DESCOMPRESSÃO E FLEXIBILIZAÇÃO
Esses ambientes são uma tendência nos espaços corporativos. Neles, os colaboradores podem eliminar as tensões e relaxar, além de interagir com outros profissionais, promovendo novas ideias, aumentando o bem-estar e o conforto emocional. São ambientes informais que vem se consolidando nas empresas. Nada melhor para um funcionário, do que poder fazer uma pausa, refletir e descontrair, executando assim melhor suas tarefas e alcançando suas metas.
A flexibilização dos ambientes corporativos com a expansão do trabalho remoto também vem sendo oferecida como uma oportunidade para os funcionários elevarem sua produtividade e conquistarem melhor qualidade de vida. O trabalho remoto é cada vez mais comum em todo o mundo. A produtividade é o que mais importa para essas empresas, independente se o funcionário está executando sua tarefa na sede ou em outro local onde se sinta mais confortável e produtivo.
Veja mais conteúdos como esse em nosso blog e em nossas redes sociais.
Siga a AC ARQUITETURA