Ao olhar para grandes construções é comum, além da admiração, imaginar as mentes responsáveis pelo feito. Mas mesmo conhecendo esses profissionais brilhantes, detalhes importantes e até fundamentais para que o resultado seja o projetado e planejado, não são de conhecimento geral, seja por ser algo muito técnico ou por simplesmente não ser divulgado. Neste cenário, o arquiteto tem um papel fundamental para o sucesso do projeto e o que trazemos hoje neste artigo são os detalhes da nossa essencial contribuição como arquitetos na construção civil.

Em primeiro lugar, o arquiteto precisará entender as necessidades do cliente, e das pessoas, sejam colaboradores, visitantes ou moradores. Por isso, é fundamental que o profissional entenda como os projetos de grande porte funcionam, quais materiais são necessários e quanto custará cada componente. É preciso também ter conhecimento sobre sustentabilidade ambiental para não engrenar projetos grandes que não sejam ecologicamente corretos ou sustentáveis. Expertise que a AC ARQUITETURA consolidou em quase quarenta anos de grandes projetos, muitos desses construções prediais.

Neste artigo, explicamos mais sobre o papel do arquiteto na construção civil de grande porte e qual é a relevância para que os projetos sejam bem-sucedidos de acordo com o planejado.

Nosso trabalho como consultoria de arquitetura B2B é em primeiro lugar, entender as necessidades dos clientes, sobre o que eles desejam construir para criar um projeto com base nestas prioridades.

A AC ARQUITETURA desenvolve seus projetos em cinco etapas:

1ª Etapa é a de coleta de dados: premissas do cliente, análise do local e seu entorno e estudo da legislação pertinente.

2ª é o Estudo Preliminar. Nesta fase é definida a concepção do projeto, o que os arquitetos chamam de “partido arquitetônico”.

A 3ª etapa é a Anteprojeto, que consolida o Estudo Preliminar, incorporando eventuais observações do cliente e os elementos iniciais dos projetos complementares, principalmente as questões de estrutura e instalações.

A 4ª etapa é o Projeto Legal, que é um conjunto de desenhos executados de acordo com a legislação vigente com o objetivo de aprovar e licenciar o projeto para a execução da obra.

A 5ª e última etapa é o projeto executivo, que vai detalhar todos os pormenores do projeto, desenvolvendo uma quantidade considerável de desenhos para a licitação e execução da obra.

Logo, nosso papel como arquitetos na construção civil é garantir que o projeto siga rigorosamente todas as etapas, seja concluído no prazo e dentro do orçamento.

Por todas essas atribuições, o arquiteto deve ser capaz de projetar obras que considerem o impacto econômico, ambiental, social e cultural de seus projetos.

Também é fundamental o alinhamento total com os engenheiros, paisagistas e planejadores urbanos para que possam fazer projetos que não só tenham uma boa aparência, mas também atendam aos padrões de construção de hoje.

A AC ARQUITETURA é especializada em projetos de arquitetura predial, B2B exclusivos e personalizados, desenvolvidos e pensados para as pessoas, na qualidade de vida, bem-estar e produtividade com o que há de mais avançado em tecnologia. Conheça nossos cases de sucesso em: www.ACarquitetura.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *