Embora o trabalho remoto possa oferecer vantagens em muitas situações, não é prático ou possível para todos. A colaboração virtual via Zoom ou Teams nem sempre pode substituir o trabalho em equipe presencial. E, como revela uma pesquisa com mais de 61.000 funcionários da Microsoft, o trabalho remoto cria seu próprio conjunto de desafios de comunicação : interação mais isolada e menos síncrona, maior dificuldade em conversar por meio de processos complexos etc.

Em alguns setores, o retorno ao escritório está em pleno andamento à medida que as empresas implementam políticas que exigem ou incentivam fortemente os funcionários a voltarem em tempo integral. Este é o caso de vários setores em 2022, liderados por líderes de mercado conhecidos como Bank of America, Netflix e Tesla.

Não há resposta certa, e é um ato de equilíbrio delicado para todos. Qual é a melhor maneira de estabelecer políticas que encorajem o retorno ao cargo sem criar atritos que possa fazer com que seus melhores funcionários desistam da sua empresa. Espera-se que os funcionários retornem, mas é necessário que haja tecnologia que torne simples, confortável e gerenciável fazê-lo.

Os trabalhadores da Geração Z querem a experiência do escritório

As opiniões sobre o retorno ao escritório frequentemente decorrem de experiências pré-pandemia. Os trabalhadores da geração Z – especialmente aqueles que se formaram nos últimos anos – não citam percepções negativas sobre o escritório. Eles nunca tiveram que se reportar a um local físico. Um estudo recente revela que quase 40% dos trabalhadores da Geração Z querem trabalhar em um escritório, ansiosos por novas aventuras e pela chance de desenvolver habilidades.

Se sua organização puder dar a eles a flexibilidade e a paciência de que precisam para crescer, a Geração Z trará muito valor ao local de trabalho, mesmo para profissionais experientes.

Embora os funcionários mais experientes tenham muito conhecimento para compartilhar, as gerações mais jovens também têm algo a ensinar, como fazer as coisas com mais eficiência. Os funcionários da Geração Z são mais propensos a desafiar a tecnologia atual se sentirem que falta o grau de flexibilidade, transparência, propriedade, comunicação direta e autoexpressão autêntica a que estão acostumados.

O escritório é um lugar para conectar a próxima geração com experiências que nunca tiveram: orientação e coaching individual, colaboração pessoal e construção de relacionamento profissional cara a cara, para iniciantes.

As políticas de retorno ao escritório são importantes, mas a tecnologia decide o sucesso

O sucesso geralmente se resume à tecnologia que pode tornar a transição melhor. Existem soluções para fazer com que seus colaboradoresl se sintam mais seguros? Como o espaço de trabalho facilita a colaboração e interação quando as pessoas estão mais desconectadas do que nunca? Neste ponto, por exemplo, arquitetura B2B se torna uma aliada essencial.

Uma transição bem-sucedida para qualquer tipo de escritório que sua organização deseja criar começa com as ferramentas certas.Lacunas tecnológicas comuns no local de trabalho:

  • Recursos móveis de reserva de sala e mesa para otimizar tarefas administrativas
  • Soluções que simplificam o fluxo das pessoas no escritório (para trabalhadores que retornam após estarem fora desde o início de 2020 e novos trabalhadores que nunca estiveram dentro de casa!)
  • Ferramentas para ajudar os colegas de trabalho a determinar quem estará no escritório com eles e onde essas pessoas estarão trabalhando
  • Uma maneira de distribuir notificações importantes para manter os funcionários informados
  • A capacidade de avaliar onde e como os funcionários colaboram para que os profissionais imobiliários corporativos possam maximizar o espaço

Você pode aprender com o que outras empresas estão fazendo

Há muitas organizações compartilhando as melhores práticas e as lições aprendidas ao fazer a transição dos funcionários de volta ao escritório. Toda empresa está tentando resolver as mesmas incógnitas em tempo real. Essas são as abordagens populares que estamos vendo aplicadas:

  • Tente priorizar o “porquê” ao explicar as políticas de retorno ao trabalho
  • Comunique os planos com antecedência e com frequência para dar aos funcionários tempo para se prepararem
  • Fornecer amenidades e pontos de conexão que apoiam a colaboração informal e planejada e a construção da comunidade
  • Seja flexível; à medida que os desafios surgem, trabalhe com os funcionários para encontrar soluções

Não há resposta certa ou errada

Agora é o momento perfeito para pesquisar, considerar as estratégias de retorno ao trabalho de sua própria empresa e aprender com os sucessos e fracassos dos outros. Não há resposta certa ou errada, apenas uma questão de saber se você tem a tecnologia necessária para dar suporte ao seu plano.

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