Mesa organizada, somente com o que você precisa ajuda no seu foco

Com o recente avanço do Coronavírus, a maior parte das empresas optou por preservar seus colaboradores e colocá-los em regime de Home Office. Mesmo que transitório é um movimento que gera mudança para o funcionário tanto do ponto de vista de seus hábitos diários quanto de produtividade. Para alguns, fazer home office não gera a mesma produtividade do que o escritório da empresa. Isso acontece por alguns motivos, entre eles a organização do ambiente e a iluminação. São dois exemplos que influenciam diretamente na produtividade. Pensando nesses profissionais, criamos esse artigo com algumas dicas para fazer da sua casa um ambiente mais confortável e produtivo. Vamos a elas.

1 – Organize seu escritório com foco na produtividade

Imagine um escritório com uma ótima acústica, onde houvesse uma enorme mesa, tudo bem organizado e ainda podendo contar com alguma bela vista da cidade ou da natureza local. Você deve “desenhar” seu escritório tendo em mente a produtividade.

Portanto, tente se manter longe das áreas de circulação da casa, encontre um canto silencioso para você. De preferência, procure algum espaço com uma janela, a não ser que você goste de se sentir trabalhando em uma caverna (algumas pessoas gostam). Coloque algumas plantas para fora dessa janela, se possível, isso vai dar a você algo não distrativo para olhar. 

2 – Cor verde

Acertar a cor do seu home office pode estimular a sua criatividade. O verde é associado ao crescimento, assertividade e traz também o sentimento de calma. Um estudo na Universidade Munique concluiu que a cor verde pode aumentar a performance criativa.

Caso não tenha nenhum ambiente em tons de verde, não tem problema. Utilizar plantas no ambiente também funciona. E se o verde não é a sua praia, utilize a que mais gera boas sensações em você.

3 – Mesa organizada

Uma mesa bem organizada é o começo de um bom trabalho. A poluição visual do ambiente pode realmente confundir a mente de quem precisa focar na realização de tarefas. Por isso, mantenha à mesa somente o que for necessário. Um ambiente limpo facilita a organização da ideias e impede as distrações tão comuns no nosso tempo. 

4 – Atenção a iluminação

Dê uma atenção extra para iluminação do seu ambiente. Luz em excesso ou deficitária pode causar cansaço, dores de cabeça e portanto diminuir a sua produtividade. Posicione o monitor do seu computador em algum local que não fique refletindo luz da janela. Uma pequena luminária na mesa pode ajudar bastante. Se possível, alterne com alguma área externa da sua casa ou apartamento. A luz natural é mais do que necessária.

5 – Seu home office deve ser um espaço exclusivo para produzir

Distrações vindas de membros da família, animais domésticos e televisores podem prejudicar sua produtividade. Imagine que você está em um videoconferência e seu cão começa latir incessantemente, ou seu filho entra no ambiente para pedir um pouco de atenção. Por essas razões, se você vai trabalhar de casa, um espaço privado se faz necessário. Agora, se seu cãozinho é silencioso e educado, ele pode permaneceu no ambiente e se tornar um bom parceiro de jornadas de trabalho. 

Veja mais conteúdos como esse em nosso blog e em nossas redes sociais.

Siga a AC ARQUITETURA

Instagram  
Facebook
YouTube
LinkedIn


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *