10 melhores cores para escritórios com foco em produtividade

Escolher cores para escritórios não é uma tarefa tão simples. Você pode amar a cor lavanda mas isso não significa que ela deva estar nas paredes da sua empresa de contabilidade, certo? Ou deveria?

Neste artigo abordaremos como escolher as melhores cores para o seu escritório para que você obtenha a estética desejada e a melhor produtividade dos seus colaboradores.

O que parece ser clean e discreto pode ter uma outra interpretação.

Um estudo realizado em 2012, focado nos efeitos das cores, concluiu que ambientes totalmente na cor branca transmitem uma “sensação hospitalar”. Isso traz às pessoas o sentimento de angústia e menos produtividade. Para evitar erros, a cor ideal do seu escritório deve ser avaliada sob vários aspectos, como a incidência de luz natural, por exemplo.

Mas o que isso significa exatamente?

A maioria das pessoas cresce associando cores quentes à energia mas acontece que elas podem não representar o sentimento exato. Tudo depende de fatores como ambiente, espaço físico e iluminação natural. Um estudo de psicologia da Universidade de Rochester descobriu que o vermelho aumenta a velocidade e a intensidade das emoções. O vermelho nos faz sentir como se tudo fosse urgente, o que leva à ansiedade e à preocupação. Não seria muito ideal para um ambiente produtivo de escritório, seria? Mas poderia ser considerado ótimo para vendas e é por isso que os pontos de venda usam a cor vermelha em sua comunicação. As pessoas veem a sinalização e pensam: “eu preciso disso agora!”.

Tons intensos, como verdes e azuis mais saturados, são ótimos em termos de vitalidade e energia mas isso não ajuda se você trabalha em um escritório em que há muita atenção ou colaboração envolvida. Por exemplo, a cor verde esmeralda pode influenciar na perda do foco.

Não é apenas a cor em si que afeta seu humor e comportamento mas também a intensidade (saturação) da cor.

Os diferentes efeitos das cores no humor

A famosa psicóloga de cores, Angela Wright, desenvolveu o “Color Affects System”. Wright decidiu provar que havia uma correlação entre cores e comportamento humano. Em 1984, ela escreveu a Teoria de Wright, depois de anos estudando cores,  seus efeitos no humor e no comportamento dos seres humanos.

Até hoje, os psicólogos usam sua teoria e o “Color Affects System” como referência da psicologia das cores. Usando as quatro cores principais, Wright concluiu:

Azul: Mente

A cor azul estimula o foco, levando a mais produtividade. Os tons da paleta de azul são ideais para manter o foco em indústrias com processos repetitivos. Os escritórios de contabilidade também costumam usar tons de azul para aumentar a produtividade e manter seus funcionários focados.

Vermelho: Atenção

Como já mencionado, o vermelho evoca um senso de urgência; portanto, para trabalhos físicos como construção e vendas,  o vermelho estimula os níveis de energia e atenção.

Amarelo: Emoção

O amarelo estimula a emoção, sendo assim uma cor ideal para ambientes criativos. Também evoca sentimentos como felicidade e pode alegrar os ambientes.

Verde: Equilíbrio

Podemos pensar no verde como a cor do dinheiro e de certa forma está associado a isso. Verde também tem tudo a ver com equilíbrio, calma e tranquilidade. Portanto, se você trabalha no setor financeiro, o verde funciona bem na cor do seu escritório.

Cores Secundárias

Por exemplo, a cor laranja combina a felicidade do amarelo com a energia apaixonada do vermelho. Dizem até que a cor laranja pode aumentar o nível de oxigênio do seu cérebro, o que ajuda no aumento da produtividade.

O roxo combina a energia do vermelho com a produtividade do azul. Está associado à realeza e ao poder. Um roxo claro, como o tom lavanda, funciona em spas e em designs femininos.

Na prática

10 cores que funcionam melhor para o seu escritório

Agora que você já tem uma idéia do que pode funcionar ou não em seu ambiente corporativo, temos 10 sugestões das melhores cores para o seu escritório.

1. Branco (mas não tão branco assim)

O branco pode ter uma aparência hospitalar mas um esbranquiçado suave, em acabamento de casca de ovo, suaviza a aparência do branco puro. É fácil de decorar e projetar, dada a sua aparência aconchegante e limpa.

2. Azul-petróleo / azul claro

A cerceta é uma combinação de azul e verde e pode transformar qualquer espaço de trabalho em uma máquina de produtividade. No entanto, é importante ter cuidado no equilíbrio entre as duas cores. O brilho e a intensidade também são importantes para o efeito desejado.

3. Tons de Cinza

O cinza fica entre preto e branco, o que dá um clima neutro. Existem diferentes tons de cinza que evocam psiques diferentes. O cinza clássico é muito sutil mas seu uso em excesso pode fazer com que você, seus funcionários ou clientes se sintam um pouco melancólicos.

4. Azul Claro

Um azul suave acalmará o ambiente e emitirá uma vibração mais tranquila e de paz. Essa é uma boa opção para um consultório particular de um especialista, como psicólogo, por exemplo.

5. Azul acinzentado

No mundo corporativo, o azul-cinza pode parecer limpo e dar um impulso ao cenário, transmite uma vibe profissional e, ao mesmo tempo, não é muito invasivo.

6. Marrom

Funciona muito bem em um espaço que precisa transmitir poder, força e tradição. Juntamente com móveis de escritório sofisticados em madeira consegue transmitir esses sentimentos.

7. Amarelo pastel

Se você estiver em um ambiente criativo, como agência de publicidade,  por exemplo, um amarelo pastel faz a criatividade fluir. Este amarelo é suave e convive muito bem com outros elementos brancos ou marrons do ambiente.

8. Roxo

O roxo tem muitos tons na paleta. Combinar algo como uma tonalidade próxima ao lavanda pode ser uma ótima opção para um espaço feminino.

Se você deseja que seu ambiente seja um pouco mais impactante, experimente saturar um pouco o roxo e escolha uma tonalidade mais vibrante.

9. Verde

Um verde rico, escuro e aveludado é perfeito para os setores de saúde e financeiro. Um tom mais brilhante ou mais escuro irá alterar o humor da sala.

Sempre que estiver olhando para os diferentes tipos de verde, lembre-se de como a luz irá atingi-lo. Um verde limão pode ser um pouco incômodo em espaços com muitas janelas e luz natural.

10. Laranja

Pintar todas as quatro paredes de laranja pode ser um pouco demais. Contudo, acentuar uma parede com uma cor laranja mais vibrante pode ser o remédio perfeito para tardes de baixa energia.

As dicas acima certamente serão muito úteis no momento da escolha da cor do seu escritório. Ficou com alguma dúvida ou quer mais detalhes?  Envie um email para contato@acarquitetura.com.br.

Para mais dicas acesse também nossas redes sociais.

Instagram | Facebook | LinkedIn | YouTube

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *